Produtividade

Ansiedade no aeroporto: trabalho remoto sem desafio

Tempo de leitura:  3 Minutos

É vital ficar conectado enquanto se trabalha. Afinal, você precisa verificar novas propostas, resolver problemas, agendar reuniões e responder e-mails. Então, se você vive viajando de um país para o outro, a sua produtividade e sua motivação podem ficar abaladas.

Calcule os custos. Quando você precisa lutar pelo sinal do Wi-Fi no aeroporto, caçar uma mesa num café cheio de gente ou usar vários dispositivos ao mesmo tempo em um lounge executivo lotado, seu trabalho certamente será afetado. Na verdade, um estudo da CWT mostrou que viajantes de negócios podem perder quase sete horas produtivas devido a estes fatores de estresse.

O Great Big Survey mostrou também que as pessoas não se sentem confortáveis para terminar até as tarefas mais básicas, mesmo nos lounges executivos. Apenas 46% se dizem satisfeitas respondendo e-mails no lounge e só 32% se sentem confortáveis fazendo ligações telefônicas. Só 23% ficam felizes em cumprir suas tarefas nesse tipo de ambiente.

Encontre soluções. Com empresas cada vez mais móveis e globais, é imprescindível ter acesso à internet, à nuvem e aos aplicativos de compartilhamento de documentos. Não é surpresa que a Carlson Wagonlit Travel (CWT) estime que o solucionamento de problemas técnicos remotos pode aumentar a produtividade de viajantes em negócio em até 32%. Por isso, antes de ir ao aeroporto, verifique se o local tem boa conexão e teste suas ferramentas offline.

Reduzir o estresse é outra parte da solução. Isso significa checar se a viagem está toda organizada e reservada com antecedência e que você tem uma estratégia de trabalho para as horas em trânsito. Fazer do trajeto um período útil de trabalho pode ajudar você a se manter focado. Ao se manter ocupado, completando tarefas ao longo da viagem, você também diminui aquela sensação de que está “perdendo tempo”.

Planeje e fique produtivo Colocar esse plano em ação não é complicado como parece, nem para o empregador, nem para o colaborador. Por exemplo: é preciso arrumar tempo para descansar e recuperar as energias para se manter alerta e mentalmente preparado para uma reunião. Você pode agendar uma conferência telefônica para falar de um novo projeto ou discutir a redação final de um documento importante. Mas todos esses passos requerem um planejamento semelhante..

Se é o colaborador quem viaja, certifique-se de que sua equipe está ciente. Assim, fica mais fácil eliminar a ansiedade causada por pedidos inesperados ou e-mails fora de hora. Também é preciso designar um orçamento para que ele não apenas vá de A para B, mas também que se sinta bem e descansado.

Para tarefas mais complexas que requerem conectividade, o melhor é ter um espaço de trabalho em que seu funcionário possa encontrar paz e tranquilidade em meio à loucura dos voos e aeroportos. Nós lançamos os espaços de trabalho Regus Express em aeroportos de todo mundo, todos com mesas, Wi-Fi eficiente e salas de reunião. E com mais lounges executivos da Regus disponíveis e planos de pagamento flexíveis, nunca foi tão fácil garantir uma viagem produtiva,