Vozes

Onze dicas de jovens empreendedores sobre o mundo dos negócios

Tempo de leitura:  5 Minutos

Todos os grandes CEOs que conhecemos, como Steve Jobs, Elon Musk, Richard Branson e Brian Chesky, alcançaram o sucesso no início de suas carreiras. Veja algumas lições que podemos aprender com eles.

Dê autonomia às pessoas

"No próximo século, os líderes serão as pessoas que dão autonomia à sua equipe."
Bill Gates, Microsoft

Bill Gates tinha 20 anos quando fundou a Microsoft. Em setembro de 2017, tornou-se a pessoa mais rica do mundo. Sua abordagem de liderança consiste em dar autonomia às pessoas que o cercam, e ele diz que isso pode ser mais importante do que ter todas as respostas ou fazer um bom trabalho por si mesmo. Permitir que a equipe tenha liberdade para tomar decisões, para aproveitar suas habilidades da melhor forma e para alcançar suas metas pode ajudar o líder a alcançar o sucesso no longo prazo.

 Bill Gates, Microsoft (Yana Paskova/Getty Images)

 

Seja resiliente

"Às vezes a vida te atinge com um tijolo na cabeça. Não perca a fé."
Steve Jobs, Apple

Steve Jobs tinha apenas 21 anos quando ajudou a fundar a Apple, mas foi demitido da própria empresa nove anos depois. Quando voltou à Apple, trilhou a trajetória para se tornar CEO desta empresa que é hoje uma das maiores de tecnologia. Esse trecho do discurso do empresário na formatura da turma de 2005 da Universidade de Stanford mostra como ele encarava o trabalho, com tenacidade e resiliência para continuar inovando e se dedicando a cumprir suas metas.

 

Pare de se comparar aos outros

"Nossa competição deve ser contra nós mesmo. Não temos controle sobre o desempenho dos outros."
Pete Cashmore, Mashable

Pete Cashmore fundou a Mashable, empresa global de entretenimento e mídia multiplataforma, em Aberdeen, na Escócia, quando tinha apenas 19 anos. De acordo com o executivo, pensar muito na concorrência só serve para distrair você do seu próprio sucesso. Em vez de ficar se comparando aos outros, descubra o que você faz de melhor e qual é a sua paixão, e dedique-se completamente a isso.

 

Tenha um mecanismo de feedback

"Sempre pense no que você poderia melhorar e sempre se questione."
Elon Musk, SpaceX/Tesla

Elon Musk fundou sua primeira empresa de software aos 24 anos. Hoje, sua empresa de transporte espacial, a SpaceX, está avaliada em mais de 20 bilhões de dólares. Seu conselho é usar feedback constante e franco como uma forma eficiente de evitar erros e continuar melhorando e descobrindo novas oportunidades.

 

Crie equipes sólidas

"Não interessa se seu produto ou ideia original são ótimos; se você não conseguir montar uma empresa sólida, o produto não vai sobreviver." 
Brian Chesky, Airbnb

Brian Chesky fundou a Airbnb quando tinha 27 anos e se encarregou de entrevistar pessoalmente os primeiros 300 funcionários da empresa. Ele acredita piamente que ter uma equipe e uma cultura corporativa sólidas é tão importante quanto criar um produto exclusivo. Apesar de exigir tempo e investimento, essa prática tem ótimos efeitos no longo prazo.

 

Crie uma rede

"Cerque-se das pessoas mais inteligentes que você encontrar."
Marissa Mayer, Yahoo!

Aos 24 anos, Marissa Mayer foi a primeira engenheira mulher do Google, e seguiu sua carreira até tornar-se CEO da Yahoo!. O conselho de Marissa retoma o discurso de muitos líderes jovens: criar uma rede de contatos sólida de pessoas inteligentes e influentes ajuda você a aprender com mais rapidez e a chegar mais longe.

 

Aproveite o dia

"Se você tem uma ideia, comece a trabalhar nela hoje mesmo. A melhor hora é agora."
Kevin Systrom, Instagram

Kevin Systrom, um dos fundadores do Instagram, falou sobre o protótipo deste aplicativo em uma festa. Seu conselho é não hesitar, e ele afirma que o melhor momento para começar a trabalhar nas suas ideias é agora. Uma ideia despretensiosa pode vir a se tornar seu próximo grande projeto.

Kevin Systrom, CEO do Instagram (Josh Edelson/AFP/Getty Images)

 

Não tenha medo de fracassar

"É importante não ter medo de fracassar e usar possíveis fracassos como combustível para levar sua empresa adiante."
Sir Richard Branson, Virgin

Richard Branson era um aluno de apenas 16 anos quando começou seu primeiro empreendimento. Ele acredita que todo empresário ambicioso que começa do zero vai ter que enfrentar o medo do fracasso em algum momento da sua trajetória. Muitos dos grandes empresários que conhecemos passaram por diversos fracassos antes de alcançar o sucesso. Superar o medo, ou até mesmo somente redirecioná-lo, pode ajudar a melhorar sua estratégia, a inovar e, no longo prazo, a transformar você em um líder mais competente e eficiente.

 

Assuma riscos

"O maior dos riscos é não assumir riscos. Em um mundo onde as coisas mudam rapidamente, a única receita para o fracasso é não assumir riscos."
Mark Zuckerberg, Facebook

Mark Zuckerberg criou o Facebook em seu dormitório na Universidade de Harvard quando tinha 19 anos. O CEO afirmou em uma entrevista recente que toda decisão apresenta vantagens e desvantagens, mas as empresas que permanecem estagnadas acabam ficando para trás e fracassando. A única forma de evitar isso é assumindo riscos.

 

Siga a sua paixão

"Agimos seguindo nossas convicções, e não o que era lógico. Segundo a lógica, nosso sonho era impossível."
Daniel Ek, Spotify

O sueco Daniel Ek é um dos fundadores e CEO do serviço de streaming de música Spotify. Ele criou sua primeira empresa aos 14 anos, e aos 23 anos já era milionário. Para lançar o Spotify, Daniel precisou investir sua fortuna pessoal e colocar seu negócio em risco para chegar aonde queria na indústria da música. Mesmo com os desafios que enfrentou seguindo sua paixão e fazendo o que amava, no final valeu a pena.

Daniel Ek, CEO do Spotify (TORU YAMANAKA/AFP/Getty Images)

 

Não dê muita atenção a conselhos

"Não dê muita atenção a conselhos. A maioria das pessoas bem-sucedidas acredita que uma determinada estratégia foi a responsável pelo sucesso em sua experiência pessoal, e acaba transformando isso na fórmula mágica para tudo."
Ben Silbermann, Pinterest

Um dos fundadores do Pinterest, o CEO Ben Silbermann, começou a desenvolver aplicativos quando tinha 20 e poucos anos, até que teve a ideia de criar uma empresa com base no interesse que tinha por colecionar quando era criança. Pode parecer um contrassenso, principalmente em uma lista de conselhos, mas Ben diz que não devemos dar muita atenção aos conselhos dos outros. Muitas estratégias e dicas de outras pessoas podem servir de orientação e inspiração, mas, no final das contas, o seu caminho para o sucesso será único.