Trabalhe de qualquer lugar

Produtividade

Assistentes executivos também podem trabalhar de qualquer lugar

Tempo de leitura:  3 Minutos

No mundo de hoje, a tecnologia inteligente e a computação em nuvem permitem que muitos de nós trabalhem em qualquer lugar. Assistentes executivos também podem realizar seu trabalho de forma remota?

 

Todos sabemos o que significa a sigla WFH, mas e WFA?  Em uma era de rápidas mudanças tecnológicas, trabalhar em casa deu lugar rapidamente a trabalhar em qualquer lugar com uma conexão à internet. É uma perspectiva empolgante, principalmente quando você considera as economias de custo e tempo ao evitar deslocamentos para encontrar um lugar mais próximo de casa, e é uma maneira de trabalhar que também pode ser aplicada às funções de assistente executivo e secretário executivo.

Como a função principal do AE/SE é gerenciar efetivamente o fluxo de trabalho de CEOs ou DG, há muito espaço para um trabalho flexível quando muitas das tarefas necessárias para cumprir essa função podem ser executadas remotamente, e com muitos CEOs e pessoas em postos de trabalho semelhantes gastando uma quantidade significativa de tempo na estrada e fora do escritório, o AE/SE, em certo sentido, já trabalha remotamente. Contanto que os dois possam se conectar quando necessário, qual é o problema?

Atualmente, a conectividade proporcionada pela tecnologia tornou o trabalho flexível mais acessível do que nunca. O conceito de espaço flexível como o único espaço “fixo” de um funcionário é uma tendência crescente em todo o mundo e não é difícil entender por quê. Um novo ambiente oferece novas oportunidades para a rede de contatos, e a natureza ágil do tipo de negócios que os espaços flexíveis tendem a atrair também cria uma atmosfera animada. Quando você precisa de hardware e software além dos comumente encontrados em um escritório, um bom fornecedor de trabalho flexível terá salas de reunião flexíveis e espaço de escritório flexível disponíveis para agendamento conforme a demanda. (Vale a pena pensar em qual fornecedor você deverá escolher: caso todas as salas de um espaço flexível estejam reservadas, é mais provável que um fornecedor com um espaço maior consiga encontrar uma sala disponível em um local vizinho.)

Apesar do medo de muitos empregadores de que os funcionários deixados por conta própria possam confundir os limites do equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal, as pesquisas sugerem exatamente o oposto. No artigo da Harvard Business Review “Está na hora de deixar os funcionários trabalharem em qualquer lugar?”, Prithwiraj Choudhury, Barbara Z Larson e Cirrus Foroughi relatam os resultados de seu estudo recente. O que ficou claro foi “uma correlação entre trabalhar em casa e o aumento da produtividade se comparado com o trabalho no escritório”, ou seja, fique longe do escritório para realizar as tarefas. 

A pesquisa fornece um exemplo interessante do efeito que o aumento da produtividade causa nos resultados. Com base no comportamento dos examinadores de patentes no Escritório de Patentes e Comércio dos EUA (USPTO), foi verificado que: “Um aumento da produtividade de 4,4% representa até 1,3 bilhão de dólares em valor agregado anual à economia dos EUA, com base na atividade econômica média gerada por patente adicional concedida.” Esta é uma revelação impressionante e que pode ser facilmente aplicada ao trabalho do AE/SE. Quando consideramos o custo do tempo de um CEO, tudo o que pudermos fazer para economizar parte deste custo provavelmente terá um efeito significativo na produtividade dos negócios em que ambos trabalham.

Com uma rede mundial de espaços de escritório flexíveis em localidades que variam desde distritos financeiros centrais a parques industriais em cinturão verde e com opções que variam desde uma mesa de trabalho a um conjunto de salas, a Regus acredita firmemente na revolução do espaço flexível. Além de ser eficiente quando se trata de despesas (pague apenas o quanto você precisa), também o isenta de tarefas de gestão de escritório, como responsabilidades de limpeza e manutenção que não estão na descrição do trabalho, mas que muitas vezes ficam a cargo do AE/SE. Se você pode apresentar o argumento de que trabalhar de qualquer lugar pode funcionar para a empresa como um todo, assim como para você pessoalmente, não há razão para que seu CEO não acredite no potencial do espaço flexível também.

 

Trabalhe de qualquer lugar: reserve suas diárias de escritório ou sala ou reunião na Regus