Produtividade

Aproveite ao máximo o trabalho com várias equipes

Tempo de leitura:  4 Minutos

O lendário jogador de basquete Michael Jordan afirmou certa vez: "O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos". Isso vale tanto no esporte quanto no mundo corporativo. Equipes talentosas ajudam as empresas a alcançar grandes conquistas, mas criar as condições ideais e definir a estratégia para que a equipe trabalhe em conjunto e com o máximo possível de eficiência é o que fará o sucesso ser atingido em tempo recorde.

A tendência de trabalhar com várias equipes

Trabalhando com várias equipes, as empresas podem otimizar o desempenho dos funcionários e designá-los a mais de um projeto ou departamento ao mesmo tempo. De acordo com o periódico Academy of Management Review, essa metodologia de trabalho já é comum para 65% dos profissionais intelectuais (cientistas, pesquisadores, engenheiros, acadêmicos etc.) dos Estados Unidos e da Europa. 

No setor de TI, nas consultorias e no desenvolvimento de produtos, trabalhar com várias equipes já é o padrão. Essa metodologia está chegando a outras áreas, como educação, setor de saúde e setor automobilístico. Segundo os dados de uma pesquisa do Centre for Creative Leadership com todos os setores, praticamente 95% dos funcionários que trabalham em equipe fazem parte de mais de uma equipe.

Vantagens de trabalhar com várias equipes

Trabalhando com várias equipes, as empresas aproveitam melhor o seu capital humano. Se um projeto requer apenas 50% da atenção e do empenho de um funcionário, é possível alocar essa pessoa a outra equipe e aproveitar toda a sua capacidade. Assim, em vez de empregar duas pessoas para trabalhar em dois projetos diferentes, as empresas podem dividir o tempo de um único funcionário, de forma que ele trabalhe nos dois projetos em questão, uma metodologia que permite economizar no recrutamento, no treinamento de novos funcionários e nos custos gerais relacionados à folha de pagamento.

Aproveitar os mesmos funcionários em projetos e equipes diferentes também faz com que mais pessoas conheçam as prioridades da empresa e a carga de trabalho dos outros departamentos. No passado, um obstáculo poderia mudar o rumo de um projeto ou resultar na contratação de um novo profissional com a qualificação necessária. Nessa nova abordagem, é possível contar com funcionários de outros departamentos para lidar com esses problemas. O compartilhamento de conhecimento especializado em empresas que trabalham com várias equipes facilita a transferência de habilidades, e isso pode melhorar o desempenho e a confiança de equipes inteiras.

O compromisso das organizações em compartilhar o conhecimento também ajuda os membros das equipes a entenderem melhor como a empresa funciona. Com acesso a mais informações sobre a empresa, os profissionais podem usar sua criatividade para propor novas ideias e estratégias empresariais. Para os líderes, fica mais fácil incentivar o pensamento lateral, a colaboração e a inovação quando a equipe compreende e busca seguir as melhores práticas em conjunto. Trabalhar com várias equipes é extremamente útil para eliminar o trabalho isolado, o qual pode limitar a eficiência organizacional e impedir que as empresas alcancem o melhor desempenho possível.

 

Riscos e desvantagens de trabalhar com várias equipes

Os funcionários que trabalham em diversos projetos podem ficar sobrecarregados, e com a atenção dividida entre muitas áreas, sua produtividade pode ser comprometida. Vários departamentos, ou até mesmo a empresa toda, podem sentir os efeitos caso alguém precise deixar um projeto para ajudar a solucionar problemas em outro projeto. Atrasos, estresse e queda de motivação podem comprometer o desempenho e afetar os resultados. Um problema ou projeto específico pode não receber atenção suficiente ou pode ser negligenciado por completo, o que impacta o progresso geral e os resultados da empresa. 

Contudo, é possível fugir dessas armadilhas quando os líderes e gerentes de projetos assumem abordagens estratégicas e proativas. A chave do sucesso é estabelecer coesão, confiança e um senso de unidade entre os membros das equipes, mesmo que eles passem pouco tempo juntos na semana ou no mês. Outras questões importantes são lidar com os riscos de ter equipes interdependentes, gerenciar as prioridades dos grupos e remover os obstáculos que impedem a resolução de problemas.

 

Liderança em empresas que trabalham com várias equipes

Os líderes precisam conhecer bem as habilidades e qualificações de suas equipes para poder aproveitá-las com eficiência. Desenvolva formas de apresentar oportunidades interessantes e agradáveis que podem ajudar os membros das equipes a colaborar e alcançar os objetivos em comum. Investir na contratação e no treinamento de ótimos gestores também ajuda a manter os projetos no caminho certo e a evitar possíveis armadilhas. Além disso, trabalhar com várias equipes fica muito mais fácil quando se promove uma cultura que preza pelo engajamento e pela capacidade de adaptação, e isso ajuda as pessoas a conhecerem seus próprios pontos fortes e as áreas em que ainda precisam se aperfeiçoar. 

Por exemplo, a cada novo projeto da McKinsey, firma de serviços profissionais, cada membro da equipe (inclusive o líder) explica como usará o trabalho em questão para desenvolver ou aprimorar uma habilidade específica e importante. Ao falar sobre suas intenções, todos passam a se apoiar e assumir responsabilidades. Isso promove o aperfeiçoamento individual, além de ajudar a alcançar os resultados desejados do projeto.

As lideranças que trabalham com várias equipes podem se beneficiar da criação de mapas que mostrem com precisão as conexões entre diferentes equipes e projetos. Conhecendo essas conexões, os líderes das empresas podem incentivar o fluxo de conhecimento entre as equipes, além de ajudar a evitar transtornos caso toda a empresa precise se concentrar em um projeto específico para solucionar problemas ou alcançar metas. A essa altura, profissionais já sabem quais são suas funções e prioridades nas diferentes equipes das quais fazem parte, mas a supervisão efetiva ajuda a garantir o enfoque nos interesses e nas prioridades da empresa, além de evitar percalços no caminho para o sucesso.

Em praticamente todos os setores, os profissionais intelectuais passarão a integrar diversas equipes em breve, em um movimento que já vem acontecendo. Os líderes de empresa que se apressarem para adotar essa abordagem e criarem ambientes propícios para ela certamente ajudarão suas equipes e empresas a alcançar o sucesso.