Produtividade

Como a psicologia do ambiente de trabalho pode melhorar a produtividade

Tempo de leitura:  3 Minutos

O cérebro humano é uma máquina orgânica: precisa recarregar as baterias, organizar os dados armazenados e efetuar a manutenção da memória para poder funcionar de forma consistente a um nível elevado. É por isso que muitas empresas do mundo todo estão percebendo que, assim como precisam abastecer seus escritórios com a mais recente tecnologia, também têm de proporcionar um ambiente de trabalho proativo, personalizado de acordo com as necessidades ergonômicas dos colaboradores, caso pretendam melhorar os níveis de eficiência.

O conceito de dominar a produtividade, que por vezes inclui restringir o seu acesso à internet ou programar o seu dia de forma tática, não é algo novo. No entanto, essas estratégias de gestão são quase sempre individuais. Por isso, elas têm de ser implementadas pelos próprios funcionários, não pelas empresas.

Para os gestores, incentivar essas táticas eficientes no local de trabalho envolve um aprofundamento na mentalidade dos colaboradores e a transformação completa da cultura organizacional.

Os custos de uma cultura negativa

Os dias dos ambientes de alta pressão no escritório estão contados: as empresas começaram a perceber que esses fatores de stress não são tão motivadores quanto pareciam. Embora a pressão possa levar a equipe a trabalhar mais a curto prazo, a saúde e a satisfação são afetadas de forma drástica no longo prazo.

De acordo com a revista Harvard Business Review, as empresas americanas com ambientes de alta pressão gastavam 50% mais com despesas de saúde. O valor anual gasto em doenças e ausências relacionadas ao stress alcançou os 500 milhões de dólares. Os funcionários desmotivados têm uma probabilidade 60% maior de cometer erros, o que pode levar ao pagamento de indenizações caras relacionadas a seguros de responsabilidade civil.

A união entre os funcionários promove a lealdade

A amizade entre colegas (bem como o carinho e a simpatia associados a ela) é um dos fatores que promovem uma cultura organizacional positiva. Há indícios de que as relações sociais no ambiente de trabalho reduzam o número de dias de licença tirados pelos funcionários, melhorando ainda a retenção de informações.

O perdão e a empatia geram lealdade e envolvimento

Além das relações pessoais, as equipes de gestão encontram-se na melhor posição para criar ambientes de trabalho positivos e acolhedores, que melhoram a produtividade de forma comprovada. Os comportamentos desagradáveis têm sido associados a emoções negativas dos funcionários, que podem durar até um ano após o incidente. A publicação Leadership Quarterly realizou um estudo com imagens intracranianas que mostrou como os funcionários continuavam a se sentir afetados quando precisavam se recordar de ex-patrões desagradáveis. Por outro lado, os gestores que mostram empatia e atuam como mentores junto de suas equipes ajudam a promover a lealdade por meio de relações de trabalho positivas.

Espaços seguros promovem o desempenho

Manter uma cultura organizacional aberta que incentive o debate gera maior probabilidade de incentivar a criatividade e a inovação. Isso significa oferecer tempo durante as reuniões para sessões de brainstorm da equipe e reduzir eventuais temores de consequências negativas. Os membros da equipe devem se sentir confortáveis ao solicitar auxílio, consultar tarefas e discutir problemas com a gestão.

Tempo livre é tão importante quanto o trabalho

Não importa o quanto o ambiente de trabalho seja positivo, o corpo e a mente humanos têm suas limitações. Estudos mostraram que a produtividade é ampliada quando os trabalhadores se concentram por 52 minutos antes de fazer uma pausa de 17 minutos, de preferência longe da tela. Uma pesquisa do app de produtividade DeskTime concluiu que os funcionários que seguiam esse padrão eram 10% mais produtivos. Um estudo de 1999 realizado pela Universidade de Cornell previu essa recomendação. Ele mostrou que os trabalhadores que recebiam alertas para fazer uma pausa eram 13% mais produtivos que seus colegas.

Para que tenham o melhor desempenho, os funcionários precisam de um ambiente aberto e honesto que não seja alimentado pela pressão. Eles precisam se sentir confortáveis o suficiente para inovar e ter relacionamentos amigáveis com seus colegas e a equipe de gestão. Fazer pausas frequentes durante o dia também é necessário, mesmo que alguns desses períodos sejam gastos em folhear um jornal ou ouvir um podcast.