Produtividade

Vantagens curiosas oferecidas por empresas e que realmente funcionam

Reading Time: 3 minutes

Para deixar sua equipe satisfeita, é preciso oferecer mais do que bons salários. Uma pesquisa recente apontou que 57% das pessoas consideram vantagens e benefícios como fatores principais quando escolhem um emprego. Cerca de 80% disseram que prefeririam novos benefícios a aumentos salariais. Conforme os empregadores acompanham esta tendência, muitos benefícios estão se tornando mais criativos e tentadores, já que as empresas estão competindo para atrair e manter os melhores funcionários. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.

Purple Coins. Ao contrário do que o nome sugere, essas moedas não têm que ser roxas. Aliás, elas não precisam nem ser moedas. O princípio por trás do plano inovador desta startup de Cingapura, responsável pelo aplicativo de relacionamentos LunchClick, é bem simples. Os funcionários dão aos seus colegas uma moeda roxa todas as vezes que eles fazem algo bom. As moedas podem ser resgatadas em forma de prêmios que vão de ingressos para o cinema a dias de folga.

Aulas de fitness. Todos sabemos que uma equipe saudável faz bem para os negócios. Entretanto, mais e mais empresas estão indo além dos planos de saúde padrão e oferecendo pacotes de fitness que combinam com o ambiente, a ética e a diversidade da empresa. Por exemplo, a empresa multinacional de mensagens financeiras Swift oferece aulas de yoga, pingue-pongue, natação e Qigong aos seus funcionários.

Atividades radicais. É possível que uma startup criativa ofereça vantagens inusitadas para seus funcionários. O que você provavelmente não espera é que uma corporação perspicaz e líder do setor, como a empresa sul-africana Missing Link, ofereça tatuagens gratuitas ou Dropbox para montar um estúdio de música para seus funcionários. Mas ela faz isso, pois sabe que vantagens como essa estimulam a expressão pessoal e a liberdade criativa de seus empregados, que mantém a conexão com a identidade da marca.

Coaching de carreira e pessoal. A empresa norte-americana Asana, desenvolvedora de um software de gerenciamento de projetos, foca em ajudar as pessoas a terminar seu trabalho. Isso também se reflete nas vantagens dos seus funcionários. Todos os funcionários têm acesso a aulas executivas e a sessões de coaching pessoal fora do trabalho para garantir que eles atinjam seu potencial máximo, tanto em suas carreiras como em sua vida pessoal.

Viagens. A vida não se resume ao escritório, e bons benefícios aos funcionários refletem isso. Isso significa encorajar lazer e viagens, mantendo o amor pelo trabalho. Por exemplo, a empresa Burton, fornecedora de equipamentos para snowboard, oferece passes gratuitos para esquiar, e o Airbnb oferece aos seus funcionários um subsídio anual de US$ 2 mil para viagens ao redor do mundo e estadias com seus anfitriões.

Terapia familiar. Manter o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal não é fácil, e o estresse, às vezes, pode afetar a vida familiar. A empresa de serviços de TI indiana RMSI tomou medidas ousadas para cuidar desta questão, oferecendo terapia para pais e terapia de casal, assim como sessões com psicólogos para crianças. Ela também oferece aulas de fotografia, pintura e guitarra como formas de arteterapia.

Espaços para cochilar. Com todas estas atividades de trabalho e lazer, pode ser que você queira cochilar um pouquinho de vez em quando. Na verdade, estudos sugerem que, só nos Estados Unidos, o custo do cansaço no trabalho chega a US$ 411 bilhões. Várias empresas, incluindo a Google e a Hootsuite, estão combatendo esse problema com instalações para tirar aquele cochilo e áreas de descanso onde seus funcionários podem ir fechar os olhos durante o dia.

Hoje, os benefícios e vantagens para empregados têm mais a ver com ousadia do que com tradição e convenção. Ofereça algo que agrade sua equipe e descubra que isso também pode fazer maravilhas pelo seu negócio.