Homem meditando em um corredor de mármore

Produtividade

Seis das melhores ferramentas tecnológicas para aprendizado contínuo

Reading Time: 6 minutes

O aprendizado contínuo faz bem para a saúde, para o bolso e para a vida social. Então, como fazer do aperfeiçoamento uma prioridade? Descobrimos as melhores ferramentas tecnológicas para ajudar as pessoas a criar e aperfeiçoar diversas habilidades, desde a proficiência em idiomas até como fazer anotações. Por David Phelan

 

O aprendizado não para quando saímos da escola ou da universidade. Os benefícios da educação continuam na vida profissional. Mesmo que você se sinta aliviado pelos dias traumáticos de provas terem ficado para trás, há bons motivos para manter sua mente sempre em atividade.

Os benefícios do aprendizado contínuo e do desenvolvimento de habilidades vão muito além do aprimoramento da produtividade econômica e podem até melhorar indiretamente seu bem-estar, levando a resultados positivos na saúde e a comportamentos socialmente positivos.

Além disso, os empregadores apreciam quem continua estudando. O processo de contratação da Google busca pessoas cujos interesses pessoais os levam ao autodesenvolvimento e compromisso. E quais são as melhores ferramentas tecnológicas para desenvolver ou aprender novas habilidades? Veja a seguir seis ferramentas que valem seu tempo e energia.

1. Udacity

O Udacity oferece cursos on-line com ênfase em programação e ciência da computação. Alguns cursos são gratuitos, mas muitos outros, chamados de "nanograduação" (nanodegree), criados em colaboração com gigantes do setor, como IBM, Google e Facebook, custam centenas de dólares, libras ou euros. O Udacity não vai transformar você em um ganhador do prêmio Nobel, mas é uma ferramenta fantástica para desenvolver habilidades, diz o fundador, Sebastian Thrun. Se é verdade que quase todos os empregos exigirão conhecimentos em tecnologia no futuro, então pode ser importante aprender sobre programação, aprendizado de máquina e programas de realidade aumentada.

Veredito Se você se interessa por esse tipo de assunto, o aprendizado pode compensar muito. Aulas consistentes e bem-elaboradas são eficazes e motivadoras.

Desvantagens Nem todos os temas são amplamente relevantes e, a princípio, podem parecer difíceis de aprender, mas são muito bem explicados. É importante encontrar o curso certo para você. 7/10

 Logotipo do Udacity na tela de um laptop

2. Memrise

Há diversos aplicativos de idiomas disponíveis no mercado, com diferentes métodos de ensino. Alguns são tradicionais e exploram os idiomas com a mesma abordagem voltada ao vocabulário e gramática que aprendemos na escola. Outros, como o Memrise, transformam o aprendizado em um jogo. Aqui, você usa cartões didáticos. Depois de visualizar algumas palavras ou frases, você será testado, e as repetições se tornam menos frequentes: é fácil se lembrar da frase que você viu há um segundo, mas não tão fácil quando o intervalo é maior. Quanto mais você estudar, mais pontos ganhará. Inicialmente é grátis, mas há uma versão Pro, que mostra detalhes sobre seu progresso nos estudos e como praticar palavras que você considera difíceis. Para a maioria das pessoas, a versão grátis já é o suficiente.

Veredito Com sessões diárias, quanto mais você praticar, melhor. Em questão de semanas você pode passar de uma fala monossilábica para conversas com certa confiança. É fácil de usar e navegar.

Desvantagens Fazer lições com intervalos de alguns dias não levará você a lugar algum, é preciso se comprometer para conseguir aprender. Ainda não se compara ao aprendizado de idiomas realizado pessoalmente. 7/10

Logotipo do Memrise na tela de um smartphone

3. 10 Per Cent Happier

Alguns minutos de meditação podem ser o suficiente para reduzir a ansiedade e nos ajudar a lidar de outra forma com situações estressantes. O Headspace é o aplicativo de meditação mais famoso do mercado, mas o 10 Per Cent Happier tem uma abordagem diferente e mais direta, ajudando o usuário a alcançar níveis mais altos de concentração e a "não ser levado pelas emoções". Esta é uma frase utilizada por Dan Harris, âncora do ABC News e apresentador do aplicativo, que começou a fazer meditação depois de ter um ataque de pânico ao vivo, durante um programa. Você tem acesso grátis a uma série introdutória de sete sessões. Estas sessões foram criadas para você saber se o aplicativo é adequado para você. O aplicativo está repleto de conselhos úteis sobre como encontrar tempo em sua agenda agitada e o que fazer caso você fique entediado.

Veredito A meditação não vai transformá-lo imediatamente em um guru sem nenhum estresse. Mas a abordagem prática e o conteúdo realmente interessante farão com que você queira continuar.

Desvantagens Assim como qualquer aplicativo com metas de longo prazo, é fácil ficar desanimado quando não se vê resultados imediatos. Além disso, se você não gostar dos principais apresentadores, Dan Harris e Joseph Goldstein, pode ser que este aplicativo de meditação não seja para você. 9/10

Logotipo do 10 per cent happier em um smartwatch

4. Evernote

A vantagem de fazer anotações digitalmente é que elas podem ser sincronizadas com outros dispositivos instantaneamente, para acesso de qualquer lugar. Um aplicativo de anotações completo, como o Evernote, facilita o compartilhamento de notas com colegas, e os recursos de pesquisa avançados permitem encontrar textos em notas salvas e até mesmo manuscritas, graças à função de reconhecimento ótico de caracteres. Ao pesquisar por algo, a ferramenta Web Clipper pode salvar páginas de diversos navegadores, facilitando muito o aprendizado. Assim como outros aplicativos, o nível básico é grátis, mas se você optar pelo pacote Premium, deverá pagar uma assinatura.

Veredito Este aplicativo realmente simplifica a vida. Ele tem diversos recursos úteis e provavelmente se tornará seu aplicativo favorito para fazer muito mais do que você imaginou.

Desvantagens A versatilidade pode ser um ponto negativo, pois no início pode ser difícil (e até assustador) entender as diversas funções. Outros aplicativos, como o Notes, incluído nos dispositivos da Apple, são mais acessíveis. 8/10

Logotipo do Evernote na tela de um laptop

5. Wolfram Alpha

Wolfram Alpha é uma fonte de conhecimento e capacidade de computação. Se você precisa resolver uma equação específica, basta digitá-la e ele calculará. E caso você precise aprender de fato a fazer esse tipo de operação, o aplicativo ensina as soluções passo a passo. Embora o aplicativo seja gratuito, há uma versão paga, para recursos mais complicados, como este último. Os desenvolvedores afirmam que o aplicativo tem mais de dez trilhões de dados, com milhares de tipos de resultados visuais. É verdade que algumas das perguntas mais urgentes da humanidade – por exemplo: "Quem é mais alto, o Tom Cruise ou o Dustin Hoffman?" (já que você perguntou, é o Tom Cruise) – podem ser respondidas por assistentes pessoais virtuais, como Alexa e Siri, mas o Wolfram Alpha oferece respostas muito mais complexas. Não lembra a palavra, mas sabe que ela começa com "br" e termina com "a"? Digite isso, e ele mostrará uma lista de palavras. Ou compare a tiragem de duas revistas diferentes, para escolher onde publicar um anúncio. Ele resolve exercícios de probabilidade e calcula a possibilidade relativa de coisas acontecerem (inclusive a chance de tirar um Royal Flush no pôquer), descobre seu IMC, calcula os riscos de desenvolver algumas doenças e verifica o valor do dinheiro em 1965 com relação a hoje (ou qualquer outro ano).

Veredito É uma fonte de conhecimento e, quanto mais você usá-la, mais fácil e essencial a considerará. Ela é confiável, e sua precisão nunca é colocada em dúvida.

Desvantagens Pode levar um tempo para entender o que a ferramenta consegue ou não fazer. Além disso, se deparar repetidamente com coisas que ela não pode fazer pode ser desanimador, e até fazer com que você desista. 7/10

Logotipo do Wolfram Alpha na tela de um computador

6. Grammarly

Se sua ortografia não é das melhores, o Grammarly pode ajudá-lo. Ele detecta erros conforme você digita, sugere alterações de palavras, caso você tenha escolhido uma palavra errada, e oferece opções mais adequadas de vocabulário. O Grammarly é gratuito, mas alguns recursos, como a correção de estruturas que não soam naturais, só são liberadas na versão Premium. Além de fazer correções, o aplicativo permite definir metas para o seu estilo, que pode se, por exemplo, passar uma informação ou contar uma história.

Veredito Assim como outros aplicativos, quanto mais você usa, mais vantagens você tem. Ele tem excelentes maneiras de explicar por que o que você está fazendo está errado, e é adequado para diferentes níveis de fluência.

Desvantagens Ao aceitar as alterações passivamente, você pode aprender pouco, mas definir metas ajudará você a aprender mais. Além disso, o aplicativo estimula o usuário de forma sutil, mas consistente, a fazer o upgrade para a versão paga. 7/10

Logotipo do Grammarly na tela de um smartphone


David Phelan é jornalista freelance especializado em tecnologia e mora no Reino Unido.

Autor do artigo: David Phelan

 Veja como o espaço de escritório da Regus pode ajudar você a aumentar sua produtividade