Um gatinho fofo em uma lixeira azul minúscula

Produtividade

Seis formas cientificamente comprovadas de aumentar a produtividade

Reading Time: 4 minutes

Ajuste a iluminação, compre uma planta, fique de pé, tire um cochilo, mexa-se e… veja algumas fotos de gatinhos. Acredite se quiser: pesquisas científicas afirmam que tudo isso pode aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Por Libby Plummer

 

1. Siga a luz

Há um bom motivo para todo mundo querer se sentar perto das cobiçadas janelas, ou pelo menos para evitar escritórios escuros como uma tumba. De acordo com um estudo recente da Universidade Cornell(1), as pessoas que trabalham em escritórios com luz natural apresentam 84% menos sintomas que geram efeitos negativos para a produtividade. Alguns dos sintomas são vista cansada e embaçada e dor de cabeça, que estão associados ao trabalho em ambientes com iluminação inadequada.

Porém, nem todos os lugares perto das janelas têm o mesmo efeito. Algumas vidraças tradicionais não filtram a luz natural. Nesses casos, a claridade pode causar distrações e a temperatura pode ficar insuportável. Por isso, é comum esconder as janelas com persianas, o que cria espaços de trabalho com iluminação inadequada. A pesquisa comparou as experiências de pessoas que trabalham em escritórios com janelas tradicionais com as de pessoas que trabalham em escritórios com janelas fotocromáticas inteligentes que se adaptam para controlar a luz natural no ambiente. Os resultados mostram que, nos escritórios com janelas inteligentes, os funcionários apresentam 10% menos sonolência. Além disso, as pessoas que se sentam próximo às janelas apresentam 2% mais produtividade que o restante do grupo.

2. Trabalhe em pé

Para se livrar da moleza após o almoço, levante da cadeira e trabalhe um pouco em pé, de preferência usando uma mesa própria para isso. Pesquisadores da Universidade Texas A&M(3) acompanharam a produtividade de dois grupos de funcionários de call centers durante seis meses e descobriram que a possibilidade de ajustar a altura das mesas e trabalhar em pé aumentou a produtividade das pessoas em impressionantes 46%, em comparação às pessoas que só tinham a opção de trabalhar sentadas.

Eles também descobriram que cerca de 75% das pessoas que podiam trabalhar em pé apresentaram menos queixas quanto a desconforto após os seis meses do estudo. E a boa notícia é que não é necessário passar horas trabalhando em pé para colher os benefícios dessa prática. Os participantes da pesquisa com mesa ajustável passaram, em média, 1,6 horas em pé por dia, sugerindo que trabalhar em pé por breves períodos é o suficiente para fazer uma grande diferença.

3. Tire um cochilo

Flagraram você dormindo no serviço? Diga a seus colegas que é pelo bem da empresa. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan(4), cochilar é uma boa forma de melhorar a tolerância a frustrações e aumentar a perseverança para a realização de tarefas complexas ou frustrantes. O estudo revelou que as pessoas que cochilam estão menos propensas a abandonar uma tarefa, em comparação às que não cochilam.

Qual deve ser a duração desse cochilo? Uma pesquisa anterior, realizada pela Universidade de Harvard(5), revelou que o desempenho piora ao longo do dia, mas que tirar um cochilo de meia hora interrompe esse processo. A pesquisa ainda afirma que as pessoas que tiram cochilos de 1 hora conseguem reverter completamente a queda na produtividade.

Um escritório com muito verde

 

4. Compre uma planta

Um pouco de verde pode fazer toda a diferença. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Cardiff, as plantas podem melhorar a produtividade em impressionantes 15%(2). Os pesquisadores acompanharam dois escritórios grandes no Reino Unido e na Holanda e avaliaram o impacto das plantas sobre as percepções das equipes quanto à qualidade do ar, concentração e satisfação com o espaço de trabalho. A produtividade também foi monitorada. O estudo revelou que as pessoas que trabalhavam em escritórios com plantas estavam física, cognitiva e emocionalmente mais envolvidas com o trabalho. Estudos anteriores já haviam sugerido que as plantas proporcionam uma sensação de bem-estar, mas este estudo foi o primeiro a investigar um escritório real. Coloque uma plantinha na sua mesa de trabalho e colha os benefícios que ela tem a oferecer.

5. Entre para o time do seu escritório

Todo mundo sabe que praticar exercícios regularmente traz benefícios para a mente e o corpo, mas você sabia que isso também pode ser bom para produtividade no espaço de trabalho? O segredo são os esportes em equipe, que ajudam a estreitar laços e a melhorar o desempenho no trabalho, de acordo com pesquisadores da Universidade de Loughborough(6). Em um estudo, eles avaliaram 18 artigos sobre os diversos benefícios das atividades para os espaços de trabalho e descobriram que esportes como rúgbi, futebol americano, natação e tênis de mesa podem aumentar a produtividade no escritório e reduzir os custos decorrentes de doenças. Os pesquisadores também afirmam que reunir os colegas para praticar esportes em equipe é ótimo para quem tem dificuldade de encaixar os exercícios na rotina de trabalho.

6. Veja fotos de gatinhos fofos

Vídeos engraçados de gatos e memes com cachorros no Twitter combinam com o escritório? A resposta pode ser surpreendente. Em vez de ser uma perda de tempo, ver fotos de animais fofos pode melhorar o seu rendimento. Um estudo sobre os efeitos do "kawaii" – palavra japonesa que significa "fofura" – realizado por pesquisadores da Universidade de Hiroshima(7) revelou que essas fotos podem melhorar a concentração e a destreza. Os testes mostraram um aumento de 44,9% na rapidez, precisão e destreza nas tarefas realizadas depois de ver fotos de filhotes fofos. Para o grupo que viu imagens de animais adultos, houve um aumento de apenas 11,9% no desempenho de tarefas.

 


Libby Plummer mora no Reino Unido e é jornalista freelance especializada em tecnologia e ciência

Fontes:

(1) https://www.prnewswire.com/news-releases/study-natural-light-is-the-best-medicine-for-the-office-300590905.html

(2) https://www.cardiff.ac.uk/news/view/47147-flower-power

(3) https://vitalrecord.tamhsc.edu/boosting-productivity-at-work-may-simple-stand/

(4) https://news.umich.edu/sleeping-on-the-job-actually-that-s-a-good-thing/

(5) https://www.nature.com/articles/nn864

(6) http://www.lboro.ac.uk/departments/ssehs/news/2017/workplace-sport-important-for-health-and-productivity.html

(7) http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0046362