Dois homens felizes com um fundo amarelo em um escritório

Produtividade

As vantagens inesperadas de um espaço de coworking

A parte boa dos espaços de coworking é que você escolhe o ambiente que se adapta melhor para você, diz Matthew Jenkin. Mas isso não é tudo. Veja outras formas de realmente maximizar os benefícios

 

Seja você um empreendedor de startups ou funcionário de uma grande empresa global, é possível que você tenha alguma familiaridade com o conceito de coworking. Mas você consegue ver todos os benefícios que ele oferece? Aqui estão as vantagens menos óbvias do seu espaço de coworking e como maximizá-las para você.

1. Escolha criteriosamente seu espaço de coworking

Para aproveitar ao máximo o espaço de trabalho, primeiro é preciso verificar se ele é o mais adequado para você. Seu tipo de mercado (criativo ou profissional), organização empresarial (empreendedor ou empresa) e preferências pessoais ("A que distância de casa quero trabalhar?") devem ser fatores considerados na decisão do seu local de trabalho.

"Escolher um espaço adequado para sua empresa é fundamental", aconselha Rochelle White, proprietária da Rochelle White PR, que administra sua empresa a partir de um espaço de coworking. "Por exemplo, se você gosta de espaços agitados e criativos, com muita coisa acontecendo, encontre espaços de coworking nesse estilo. Se prefere um local menor, sem muita agitação, procure por isso. O seu local de trabalho deve ser o seu par perfeito.

"Há muitas opções", ela acrescenta. "Procure espaços que tenham pessoas com quem você possa aprender, colaborar ou trabalhar. Isso ajuda sua empresa a crescer e prosperar. Cada um está em um estágio de desenvolvimento em sua empresa, e locais assim são ótimos para este crescimento."

2. Jogue conversa fora

Os espaços de coworking são uma grande oportunidade para conhecer outras pessoas com visões parecidas com a sua e aprender com elas, seja algo sobre contabilidade, dicas para relaxar fora do trabalho ou truques para facilitar o trabalho cotidiano.

Steve Pritchard, fundador do site de comparação entre seguros Cuuver.com(1), disse que dividir o espaço de trabalho com outras empresas é uma excelente maneira de construir relações, mas alerta para a tomada de atitudes precipitadas.

"Entrar em um espaço de coworking pela primeira vez pode ser bem estranho", ele explica. "Nem todos ali falarão com você, algumas pessoas estão lá especificamente para trabalhar, e não para socializar ou fazer networking. Portanto, jogar conversa fora é a forma ideal de sondar o terreno e ver quem está interessado em ter um relacionamento profissional que vá além de meramente compartilhar o mesmo espaço de trabalho.

"Os relacionamentos podem evoluir, e você conseguirá conversar de forma mais informal e confortável após algumas semanas de comunicação frequente com seus colegas, trocando dicas e histórias que podem ser úteis para desenvolver seus negócios."

Kit de ferramentas de escritório no estilo das peças de modelos da Airfix

Sua experiência de coworking é o que você faz dela, então maximize as oportunidades enquanto estiver lá

 

3. Experimente diferentes locais no espaço

Os dias de ficar preso à sua mesa de escritório acabaram. Em um espaço de coworking, geralmente temos um pouco de flexibilidade para nos movimentarmos e sentarmos em lugares diferentes, dependendo do tipo de trabalho que estamos fazendo no dia. Entre salas de reunião, espaços de troca de ideias e cafés no local, você pode escolher uma opção que se adapte ao seu humor e aos seus objetivos.

"Alugue salas pequenas para fazer reuniões com clientes ou encontre uma sala calma para ligar para eles", escreve Ann Smarty(2)

4. Conheça o administrador do escritório

Há um benefício claro em saber o que acontece semanalmente em seu espaço de coworking. Embora seja fácil ficar quieto e se concentrar em seu trabalho, você pode acabar perdendo boas oportunidades de networking e crescimento. Seja o melhor amigo do administrador do escritório (ou pelo menos tente interagir com ele), para conhecer bem o local e ficar sabendo das novidades. Ele saberá quais são as outras empresas que trabalham no edifício e poderá mantê-lo atualizado sobre eventos planejados e coisas legais para fazer na região.

"Em um espaço de coworking, a função do administrador da comunidade é de valor inestimável", escreveu o especialista em coworking Yifu Huang(3). "Ele recepciona os novatos com um sorriso acolhedor, é responsável pela organização de eventos sociais, cria um ambiente colaborativo e faz com que todos se sintam à vontade.

O ideal é não importuná-lo ou se tornar inconveniente, mas construir uma relação proveitosa. Com isto em mente, pense também sobre o que você pode oferecer a ele. Por exemplo, você quer que o administrador do escritório fale sobre sua empresa para os outros que trabalham no espaço de coworking e o recomende como um incentivador de novas ideias?

5. Tenha os equipamentos certos

Abandonar o conforto e a segurança de um escritório tradicional também significa pensar sobre os equipamentos corretos para ajudá-lo no seu trabalho ou empreendimento. É fundamental que você tenha um laptop e um telefone, mas quais são os outros equipamentos essenciais que você deve levar?

Sophie Phillipson lançou seu site de apoio para estudantes e graduados, HelloGrads(4), em dezembro de 2016, e aluga mesas permanentes em um espaço de coworking. Ela disse que seu equipamento mais importante é um disco rígido, pois a empresa cria muitos arquivos grandes por dia, inclusive entrevistas por vídeo e gráficos. "Caso eu perca meu laptop e não tenha feito backup de nada, será um enorme problema, pois ele guarda anos de trabalho, sem os quais eu não poderia continuar", ela admite.

Ela também recomenda um suporte para laptops. "Eu tive problemas de dor nas costas e má postura, porque ficava muito tempo em cafés, com diferentes alturas de mesa, cadeira, às vezes trabalhando com o computador no colo", diz ela. "O suporte me ajuda muito."

Fones de ouvido são outra ferramenta fundamental para que ela se concentre quando o espaço fica muito movimentado e barulhento. Tenha fones com cancelamento de ruído, que possam ser usados sem música, se quiser se desligar dos barulhos do local.

6. Saiba que você não precisa usar o espaço sempre

Pode parecer contraditório, mas uma das melhores formas de aproveitar ao máximo seu espaço de coworking pode ser não usando-o todos os dias. Os espaços de coworking podem ser ótimos quando você está lidando com projetos criativos, mas menos eficazes para tarefas administrativas, ou vice-versa. Se a empresa onde você trabalha tem uma sede, talvez seja interessante visitá-la para reuniões presenciais mensais com seus colegas, por exemplo.

Em um artigo para a Entrepreneur(5), a fundadora da Araminta Marketing, Araminta Sheridan, explica como estabelece o equilíbrio ideal: "Passamos três dias da semana em um escritório (na verdade, um flat que usamos como escritório), um dia em um espaço de coworking e um dia em casa, assim temos o melhor de todos os mundos."

 


Matthew Jenkin é jornalista do Reino Unido e ex-editor do Guardian Careers, site da comunidade do jornal The Guardian para pessoas que procuram empregos e que desejam trocar de carreira

Fontes:

(1) http://www.cuuver.com/

(2) https://www.entrepreneur.com/article/287882

(3) https://www.coworkingresources.org/blog/community-manager

(4) https://hellograds.com/

(5) https://www.entrepreneur.com/article/309197