Produtividade

Bem‑estar, parte dois: cinco exercícios rápidos de atenção plena no local de trabalho

Existe uma razão para o grande interesse em "atenção plena" (mindfulness). Essa antiga prática budista envolve muito mais do que parece ser, e muitas empresas estão percebendo os benefícios que ela proporciona à saúde. Estudos recentes mostraram que incluir exercícios de atenção plena em sua rotina diária reduz a produção de cortisona, o hormônio do estresse, e reduz a sensação de ansiedade e fadiga. Por isso, experimentar algumas dessas técnicas durante o dia pode ajudar você a alcançar um maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Como não há necessidade de ferramentas específicas, você pode fazer esses exercícios à caminho do trabalho ou até mesmo em sua mesa. Aqui estão cinco atividades rápidas de atenção plena que você pode incorporar facilmente à sua vida cotidiana.

 

Um minuto de meditação

Feche os olhos e inspire e expire lentamente. Concentre-se no seu peito subindo e descendo e tente não pensar em mais nada. Se outros pensamentos surgirem em sua cabeça, reconheça-os e descarte-os, depois volte a se concentrar na respiração.

Audição plena

É fácil perder a concentração durante uma conversa. Em vez de formular uma resposta enquanto seus colegas ainda estão falando, esvazie sua mente e realmente ouça o que eles estão dizendo. Tente não pensar no que você tem a fazer, nos seus planos para a noite ou em conversas antigas: simplesmente viva o momento. Isso ajuda a obter mais informações, além de melhorar suas relações no local de trabalho.

O jogo da observação

Escolha qualquer objeto perto de você (um lápis, o mouse do seu computador ou até mesmo sua gravata) e concentre-se plenamente por um minuto. Faça de conta que é a primeira vez que você vê aquele objeto. Preste muita atenção na forma, na textura e na construção. Isso vai ajudar você a esvaziar sua mente e se reconectar aos objetos comuns que estão à sua volta.

Viva o presente

Escolha uma coisa que você usa o tempo todo (a chaleira da cozinha do escritório, por exemplo) e use como ponto focal para um momento de atenção plena. Sinta a textura do objeto, pense como ele funciona e para que é usado. Por exemplo, pense em como é incrível que uma chaleira ferva água em questão de minutos e na sorte de ter acesso a água potável e eletricidade.

Descanse um pouco em contato com a natureza

Você pode precisar se levantar e sair da sua mesa para isso, mas vai se sentir melhor. Quando fizer um intervalo para um café ou para o almoço, faça uma caminhada sozinho em um parque ou região arborizada. Se possível, deixe seu celular e quaisquer outros aparelhos eletrônicos no escritório e use esse tempo para se concentrar e escutar a natureza à sua volta. Este é um exercício saudável tanto para sua mente quanto para o seu corpo, pois você também se beneficiará da atividade física e da chance de respirar o ar fresco.