Console para jogos de computador com um fundo colorido

Produtividade

Estimule seu cérebro com jogos de computadores (e quatro outras dicas para o espaço de trabalho)

Tempo de leitura:  5 Minutos

Sabemos a importância da boa postura e de fazer pausas regulares, mas o que mais podemos fazer para melhorar nossa saúde no espaço de trabalho? Etan Smallman pediu recomendações a alguns especialistas, desde ficar irrequieto, até ver a cor vermelha e deixar algumas lágrimas rolarem.

 

A saúde no espaço de trabalho é importante. Muito importante. As doenças relacionadas ao trabalho são responsáveis por mais de 160 mil mortes anuais em países de rendimento elevado(1). Somente no Reino Unido, foram perdidos 12,5 milhões de dias de trabalho devido ao estresse relacionado ao trabalho no ano passado(2), enquanto uma pesquisa demonstrou que o custo das doenças relacionadas ao trabalho para a economia dos EUA foi de US$ 250 bilhões, ultrapassando todos os tipos de câncer(3).

E se pudéssemos usar alguns truques para melhorar nossa saúde no trabalho? A seguir, especialistas ponderam suas recomendações rápidas, fáceis e, às vezes, surpreendentes para melhorar o bem-estar no espaço de trabalho.

1. Tome café para combater a secura nos olhos

Uma xícara de café pode fazer muito mais do que apenas acordar você pela manhã; ela também vem sendo aclamada como o antídoto da “síndrome da visão de computador”, que aflige muitas pessoas que trabalham em escritórios. Quando olhamos para uma tela, passamos menos tempo piscando, que é uma maneira de revigorar a superfície do olho.

Em 2012, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio(4) demonstraram pela primeira vez que a cafeína pode aumentar significativamente a capacidade do olho de produzir lágrimas, e um maior “volume das lágrimas” significa que o café pode ser uma ótima maneira de aliviar a secura dos olhos de quem trabalha em escritório.

Allon Barsam(5), cirurgião oftalmológico consultor, também recomenda abaixar levemente a posição do monitor de seu computador. “Assim, sua córnea, que é a parte da superfície do olho mais sensível, fica mais para baixo”, diz. “Isso significa que ela fica mais próxima de onde as lágrimas se acumulam naturalmente, perto da pálpebra inferior. Assim, o olho se volta um pouco para baixo e recebe mais cobertura de lágrimas.”

2. Mexa-se para ativar a circulação

Uma das maiores ameaças para a saúde no local de trabalho é o tempo que passamos sentados. Descobriu-se que mesas verticais e até mesmo mesas com esteiras queimam calorias e combatem a obesidade(6).

Mas um pouco de inquietação também pode ajudar. Uma “postura irrequieta da parte inferior do corpo”, sacudindo os dedos dos pés e batendo os calcanhares, pode ajudar a reduzir a perda de fluxo sanguíneo para as pernas resultante do trabalho sentado prolongado, que pode levar ao ganho de peso e à diabetes. Essa informação provém de um relatório do American Journal of Physiology Heart and Circulatory Physiology(7).

“Já esperávamos que o comportamento irrequieto aumentasse o fluxo de sangue para os membros inferiores, mas ficamos bastante surpresos ao descobrir que isso seria suficiente para impedir uma queda das funções arteriais”, disse Jaume Padilla, professor assistente de nutrição e fisiologia do exercício na Universidade de Missouri em Columbia, responsável pelo estudo.

O ideal continua sendo sair da cadeira do escritório e movimentar todo o corpo. “Você deve tentar interromper o tempo em que fica sentado o máximo possível levantando-se ou andando”, disse Padilla. “Mas, se você estiver em uma situação em que não pode andar, ficar irrequieto pode ser uma boa opção. Qualquer movimento é melhor do que nenhum movimento.”

Latas de tintas coloridas e um rolo

3. Abrace as cores para melhorar seu humor

Se você quer ser mais feliz e eficiente, procure uma forma de cobrir as paredes brancas próximas de sua mesa. Essa é a conclusão de um estudo realizado na Universidade do Texas nos EUA. A pesquisadora Nancy Kwallek observou que os participantes cometeram mais erros quando estavam cercados por paredes brancas, embora ela seja “a cor padrão dos escritórios”(11). As mulheres especialmente indicaram maiores índices de depressão, confusão e raiva em escritórios decorados com cores de baixa saturação, como branco, cinza e bege.

Dependendo do tipo de trabalho realizado, talvez seja melhor considerar o azul ou vermelho. Uma pesquisa realizada na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, descobriu que a cor vermelha melhora a atenção do trabalhador voltada para o detalhe (embora outra pesquisa tenha descoberto que essa cor estava ligado a “maiores características de humor negativo”(12)), enquanto o azul melhora a capacidade de pensar de forma criativa(13).

A cor azul pode ser a melhor opção se seu bem-estar for sua grande prioridade. “Devido à associação com o céu, o oceano e a água, a maioria das pessoas associa a cor azul à receptividade, paz e tranquilidade”, afirma a pesquisadora Juliet Zhu. “Os índices benignos deixam as pessoas seguras para pôr em prática sua criatividade e capacidade exploratória. Não é de surpreender que seja a cor favorita das pessoas.”

4. Estimule seu cérebro com jogos de computador

Longe de ser uma maneira rápida de ser demitido, jogar jogos de computador no trabalho pode ser o segredo para treinar o cérebro e aumentar a produtividade.

Chris Ferguson, professor de psicologia que pesquisa videogames na Universidade de Stetson, na Flórida, EUA, descobriu que jogar videogame no escritório pode proporcionar uma válvula de escape para ajudar a equipe a suportar trabalhos estressantes ou entediantes(8). E pesquisadores da Universidade de Utrecht, na Holanda, descobriram que trabalhadores que jogam jogos como Paciência têm atitudes mais positivas em relação a seus trabalhos e suas funções(9).

A Dra. Cynthia Green, presidente da Total Brain Health(10), a maior provedora de programas de treinamento cerebral baseados em habilidades sociais dos EUA, afirma que jogar da maneira mais rápida possível é a melhor forma de melhorar o desempenho no espaço de trabalho. “De uma perspectiva cognitiva, sabemos que as habilidades que mais mudam com a idade, entre elas a atenção, o foco, a velocidade de processamento e a flexibilidade cognitiva, se ‘desenrolam’ melhor quando a pressão causada pelo tempo faz parte da operação.”

5. Esvazie sua mesa

“Se uma mesa bagunçada é sinal de mente desorganizada, então uma mesa vazia é um sinal de quê?”, interrogou Albert Einstein. Entretanto, quando se trata da saúde no espaço de trabalho, é melhor ignorar o físico.

Uma pesquisa descobriu que mesas desorganizadas estão vinculadas a uma redução de 77% na produtividade dos trabalhadores e a uma queda de 53% em sua motivação(14). Uma mesa organizada também pode causar uma boa impressão em seus colegas e clientes(15); a mesma pesquisa observou que mais da metade das pessoas teriam uma impressão negativa de alguém que tem uma mesa bagunçada. O problema, de acordo com um cientista da Universidade de Princeton(16), é que os “estímulos múltiplos” restringem a capacidade de se concentrar.

Kate Ibbotson, autora de ”A Tidy Mind”(17), diz que: “Espaços de trabalho bagunçados podem nos causar ansiedade, sensação de desamparo e sobrecarga. Ter uma mesa arrumada ajuda muito a produtividade, pois há poucos elementos de distração, e o espaço torna-se mais agradável. Preocupe-se em ter tudo o que precisa ao alcance das mãos. Se você não pensar nisso, as coisas acabarão ficando na mesa. Por isso, prateleiras ou locais de armazenamento sob sua mesa podem ser ´úteis para aproveitar todo o seu espaço da melhor maneira possível.”

Kate, porta-voz da Association of Professional Organisers and Declutterers(18), recomenda “uma limpeza profunda”. Ela diz: “Teste todas as suas canetas e jogue fora as que não funcionarem. Procure materiais duplicados e doe as sobras à caridade. Anote tudo o que costuma comprar em excesso, assim como os itens que precisa comprar para se organizar. Para manter o progresso, invista em uma fragmentadora de papel para que possa fragmentar papéis enquanto trabalha e mantenha uma caixa de lixo seco próxima de sua mesa.”

 


Etan Smallman é jornalista residente do Reino Unido

Fontes:

(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4003859/table/T3/

(2) http://www.hse.gov.uk/statistics/causdis/stress/index.htm

(3) https://www.ucdmc.ucdavis.edu/publish/news/newsroom/6075

(4) https://www.sciencedaily.com/releases/2012/04/120417102358.htm

(5) http://www.allonbarsam.com

(6) https://www.sciencedaily.com/releases/2016/05/160525220539.htm

(7) https://www.physiology.org/doi/abs/10.1152/ajpheart.00297.2016

(8) http://www.bbc.com/capital/story/20160707-can-gaming-at-work-make-you-more-productive

(9) http://news.bbc.co.uk/1/hi/technology/3247595.stm

(10) http://www.totalbrainhealth.com/

(11) https://www.researchgate.net/publication/229858506_
Effects_of_nine_monochromatic_office_interior_colors_on_
clerical_tasks_and_worker_mood

(12) https://www.informedesign.org/_news/jan_v05r-p.pdf

(13) https://www.sciencedaily.com/releases/2009/02/090205142143.htm

(14) https://www.managers.org.uk/insights/news/2015/december/decluttering-your-desk-and-mind

(15) https://www.oka.com/blog/how-to-declutter-your-home/

(16) https://unclutterer.com/2011/03/29/scientists-find-physical-clutter-negatively-affects-your-ability-to-focus-process-information/

(17) https://www.atidymind.co.uk/

(18) https://www.apdo.co.uk/