A woman playing a violin in an office meeting room

Produtividade

Quer ser mais produtivo? Faça barulho

Tempo de leitura:  5 Minutos

Um espaço de trabalho barulhento está podando sua produtividade? Talvez não tanto quanto você pensa, declara Matt Burgess

 

Nem todo som é criado da mesma maneira. À primeira vista, o escritório holandês da Plantronics, que fabrica fones de ouvido com Bluetooth e tecnologia para escritório, é semelhante a muitos outros espaços de trabalho modernos: espaços abertos que estimulam a conversa, sofás e bancos que permitem a realização de reuniões informais e luz natural entrando por janelas que vão do chão ao teto.

Mas, ao investigar mais a fundo, você notará a diferença. O edifício foi projetado para minimizar a quantidade de ruído fluindo no escritório. “Somos programados para prestar atenção a uma conversa, e nossa mente trabalha subconscientemente para organizar os elementos dessa conversa”, diz Robert Manassero, gerente global de marketing de produtos na Plantronics. Nos escritórios, ele diz que o aspecto do ruído que mais causa distração é a maneira como podemos ouvir claramente as conversas ao nosso redor. Robert chama isso de “inteligibilidade do discurso”.

Por isso, a Plantronics projetou seu escritório de Hoofddorp de maneira a tentar minimizar a distração causada pelo ruído. O carpete, feito de redes de pesca recicladas, absorve o som, e padrões foram sutilmente posicionados para que as pessoas se afastem das mesas onde há outros trabalhando; aparelhos para simulação do som da água criam um ruído de fundo que acalma; e paredes com decoração em formato de cristal dissipam o som. Robert diz que também há um sistema de alto-falantes nos tetos que detectam quando alguém fala muito alto e compensa o ruído aumentando os sons naturais da água e do ruído de fundo.

O tipo certo de ruído

Pode parecer estranho encobrir o ruído que causa distrações com mais ruídos, mas a ciência comprova essa abordagem. Os sons do ambiente podem impulsionar a produtividade e a qualidade do trabalho. “A taxa de erro das pessoas pode aumentar entre 4% e 41% em um ambiente dominado por conversas se comparado ao silêncio”, diz Laurent Galburn, professor assistente de acústica na Faculdade de Energia, Geociências, Infraestrutura e Sociedade da Universidade Heriot-Watt. Reduzir o ruído produzido pelas pessoas perto daquelas que estão trabalhando pode ajudá-las a realizar suas tarefas.

“O ruído tende a reduzir a precisão e velocidade do desempenho, especialmente em tarefas que exigem muito esforço mental”, complementa James Szalma, do departamento de Psicologia da Universidade da Flórida Central. Para algumas tarefas mais simples, a quantidade de ruído não importa. Laurent afirma que tarefas de memória de curto prazo tendem a ser impactadas positivamente por sons de encobrimento nos ambientes de trabalho.

“A sensação que o som provoca é importante; os sons naturais costumam ser a preferência, em vez de sons artificiais ou fabricados pelo homem”, diz Laurent. Um estudo de 2015 publicado pelo Journal of the Acoustical Society of America descobriu que sons naturais, como a água fluindo, são mais benéficos para funcionários do que o ruído branco no qual os escritórios confiam há décadas(1). O ruído branco é criado pela combinação de sons de diversas frequências que o ouvido humano não consegue escutar e é eficiente para bloquear o som, porém não é tão confortante. Ruídos de fundo, sejam naturais do ambiente ou ruído branco, também podem impedir que as conversas se desloquem por um espaço maior, aumentando a privacidade ao longo do processo.

Ondas sonoras entrando no ouvido

O tipo errado de ruído

Estar em um ambiente com muito ruído pode causar danos à saúde que vão além da perda de audição. Segundo a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, o toque constante de um telefone, a conversa ou o zumbido de um aparelho de ar-condicionado pode causar ainda mais estresse no trabalho(2). Mas uma pesquisa de 2018 do Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional descobriu que 22 milhões de trabalhadores americanos conviviam com altos ruídos em seus locais de trabalho todos os anos, e muitos deles tinham colesterol alto e pressão alta(3).

Porém, simplesmente eliminar o ruído nos escritórios, o que é quase impossível, pode não ser positivo para a produtividade. Uma pesquisa do Journal of Consumer Research Study, publicada em 2012, descobriu que a criatividade dos trabalhadores era mais alta em níveis moderados de ruído (70 decibéis) quando comparada com um nível baixo (50 dB) de sons de fundo. Quando ultrapassava 85 dB, a produtividade era gravemente impactada. No Reino Unido, as regulamentações relativas ao ruído dizem que quando existe no local um nível médio de ruído de 85 dB, os empregadores devem disponibilizar proteção auditiva e locais silenciosos. Na maioria dos escritórios, é improvável que um nível médio de 85 dB (quase o mesmo volume de um caminhão a diesel a 64 km/h, a 15 m de distância) seja mantido durante um dia inteiro de trabalho, mas isso não significa que os ruídos em um escritório não sejam incômodos.

Táticas relativas o som

Os escritórios podem ser aprimorados para reduzir o ruído. “A configuração mais eficiente para um escritório é a que utiliza uma ampla variedade de táticas”, afirma Robert. Ele explica que existem três técnicas principais: absorção, bloqueio e cobertura. Cada uma delas proporciona um benefício diferente. Materiais moles absorvem o som, mas os designers de escritórios costumam usar mais vidro e madeira, que são melhores para o meio ambiente, porém piores para o som. Os ruídos podem ser bloqueados por mais móveis de escritório, e é possível cobrir sons com outros ruídos de fundo. “O uso de plantas em espaços internos pode beneficiar positivamente o cenário sonoro”, diz Laurent. A maioria dessas coisas não pode ser realizada por funcionários. São os empregadores e os gerentes do escritório que devem fazer essas mudanças.

Mas existe algo que um indivíduo pode fazer para melhorar o som ao redor: usar fones de ouvido. “Para as pessoas que trabalham em cubículos em espaços de trabalho com muito ruído, a melhor opção é usar fones de ouvido de cancelamento de ruído para reduzir os sons”, diz James. “Eles não são 100% eficientes, mas podem ajudar algumas pessoas em alguns ambientes de escritório.” Não é preciso ouvir música. Diversos sites, aplicativos e empresas (como Noisli(4) e SimplyRain(5)) oferecem sons ambiente gratuitamente, como rajadas de vento e cantos de pássaros.

Se os empregadores se preocupam com o fato de que os fones de ouvido podem distrair os funcionários durante o trabalho em vez de dar a eles mais espaço para pensar, temos boas notícias. Uma pesquisa(6) de 2005 da Universidade de Windsor descobriu que desenvolvedores de software de empresas canadenses pareciam muito mais felizes e tinham melhor qualidade de trabalho quando ouviam música. A pesquisa concluiu que: “Quando os diretores de projeto estimulam os trabalhadores a ouvirem música no ambiente de trabalho, e eles são receptivos à música, o efeito é certamente positivo.” Chegou a hora de colocar os fones de ouvido.


 

O britânico Matt Burgess é um premiado escritor e jornalista da revista Wired no Reino Unido

Fontes:

(1) https://graphics8.nytimes.com/packages/pdf/business/LESIUKarticle2005.pdf

(2) https://www.iosh.co.uk/Books-and-resources/Our-OH-toolkit/noise.aspx

(3) https://uk.reuters.com/article/us-health-noise-hypertension-lipids/noisy-workplace-tied-to-high-blood-pressure-and-high-cholesterol-idUKKCN1HC2B9

(4) https://www.noisli.com/

(5) https://rain.simplynoise.com/

(6) http://web4.uwindsor.ca/musicandwork